Eu juro que quando vi essa foto não resisti e decidi na hora postar aqui no blog. Pra todos aqueles que acreditam que se come primeiro com os olhos. Prato muito bem elaborado e lindíssimo. Acho que vale a pena experimentar, eu estou com muita vontade de comer depois que vi e vocês?

Esta receita foi especialmente criada para a Estácio de Sá para apresentação do trabalho países. Esta é a nossa homenagem à Itália. E foi apresentada pela Chef a Chef, Rosilene Campolina.Deliciem-se buon apetitto! 

1 1/2 litro de brodo (fundo de legumes ou aves)bem quente

380 gr. arroz (carnaroli ou Arbório)

100 gr. manteiga  gelada (reservar 10g)

100 gr. Cebola em brunoise (reserve 50g)

40 gr. de alho picadinho (reserve 20g)

200 ml de azeite extra virgem (reserve 150 ml)

100 ml. vinho branco seco

100g de amêndoas ou castanhas do Pará torradas

100g de folhas de manjericão limpas

1 vidro de tomate pelatti 380g

200g de queijo parmesão ralado em brunoise (reserve 100g)

30 gr de gorgonzola esfarelado

40 gr de provolone em brunoise

100 gr de queijo fonduta (fundido/derretido) ou requeijão

100 gr de folhas de salsinha picadinhas

Sal e pimenta do reino a gosto

Tomatinho italiano e manjericão para finalizar

Telha de parmesão crocante para decorar o prato

Dourar a cebola na manteiga e acrescentar o arroz. Após 2 minutos, somar o vinho branco e deixar evaporar. Acrescentar o brodo (caldo) aos poucos, uma concha de cada vez, sem cobrir todo o arroz. Mexer sem parar com uma espátula até evaporar o líquido e o arroz estar cozido “al dente”. Reservar. Socar no almofariz o manjericão com parte do alho, parmesão e as amêndoas. Somar o azeite fazendo um pesto. Reservar. Saltear os tomates pelatti em azeite, alho e cebola. Temperar com sal e pimenta. Processar obtendo um purê bem vermelho. Reservar. Dourar um pouco de manteiga e juntar todos os queijos. Colocar salsinha e pimenta. Reservar. Dividir o risotto reservado em 3 porções iguais e pôr em 3 panelas. Colocar em cada uma delas os aromas: pesto, tomate e 4 queijos. Acertar os temperos e finalizar tudo com manteiga e um pouco de parmesão ralado. Montar o prato utilizando 3 aros que devem ser preenchidos com cada sabor, formando a bandeira da Itália. Decorar com tomatinho italiano, manjericão e telha de parmesão. Servir imediatamente e buon apetitto!

Até mais!



Anúncios